Robô de hospital baiano já realizou 200 procedimentos cirúrgicos em um ano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Rede Cultura – Fonte Bahia.ba

Foto – Divulgação

O robô Da Vinci SI, implantado no Hospital São Rafael, em Salvador, já realizou 200 procedimentos cirúrgicos em um ano de ativação. O equipamento é parte do programa Cirurgia Robótica do Hospital São Rafael, focado na realização de procedimentos minimamente invasivos com maior precisão em áreas sensíveis e de difícil acesso.

A primeira cirurgia feita pelo robô foi uma retirada total da próstata, chamada prostatectomia radical. Mas, em um ano, outras especialidades adotaram o equipamento. Já foram feitas cirurgias ginecológicas, bariátricas, colorretais e no pâncreas, por exemplo.

O robô Da Vinci SI é equipado com quatro braços articulados que realizam movimentos que mãos humanas não são capazes de reproduzir. Um desses braços possui uma câmera de alta definição que reproduz imagens em 3D para o cirurgião, que comanda os procedimentos através de um console.

A Cirurgia Robótica tem como vantagens também o menor risco de sangramento e menor tempo de recuperação e internação. Isso permite ao paciente retornar rapidamente às suas atividades após ser submetido a procedimentos de alta complexidade.

Comentários