Conheça as principais linguagens de programação

Ainda muito utilizada nos dias de hoje, é aplicada nas mais variadas frentes, como editores de imagem ou de texto e jogos. Entre elas, quais ações o software deve executar, de acordo com cada circunstância variável, quais dados ele deve operar e como esses dados devem ser transmitidos e armazenados. Esse conjunto faz o controle do comportamento físico e lógico de uma máquina. Existem diversas linguagens, pois também existem diversas formas de transmitir um mesmo comando para alcançar um mesmo objetivo. Acompanhando todas as tendências da tecnologia, elas estão sempre em constante evolução, buscando oferecer as mais modernas ferramentas para as mais complexas tarefas. Embora não seja tão comum para jogos gráficos intensivos, Python é usado em jogos mais simples e prototipagem rápida.

O SQL é usado por diversas empresas no mundo inteiro, já que grande parte das aplicações web, desktop ou mobile precisam da comunicação com bancos de dados relacionais. Airbnb, Uber, Netflix, Dropbox e Pinterest, por exemplo, utilizam o MySQL. Mesmo sendo ainda recente, ela já é adotada por diversas empresas e startups e tende a ser mais usada em diferentes aplicações.

OpenCV: conheça a biblioteca e aprenda a usar com Python

Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível, criada por volta dos anos 50, quando os computadores ainda funcionavam com válvulas. A proposta do seu criador era criar uma linguagem legível, fácil e agradável. Tem código aberto, que é mantido por uma ativa comunidade de desenvolvedores de todo o mundo. PHP é uma linguagem de programação de livre distribuição, que oferece boa performance, portabilidade, e suporte tanto à programação estruturada, quanto à orientação a objetos. JavaScript é uma linguagem de programação criada para navegadores, e é a programação Web mais popular do mercado.

  • R é uma linguagem de programação destinada à computação estatística, baseada na linguagem S.
  • Segundo a Universia.net, uma rede universitária que conta com a participação de instituições espalhadas pela América, existem cerca de 1300 linguagens de programação ao todo.
  • Por ora, saiba que durante essa transformação pode dar tudo certo e o software sair bonito do forno (na forma de arquivo) ou pode dar errado (equivalente a dar pau!).
  • Sendo nosso aluno, além de ter mais experiência com ciência de dados, você pode construir um portfólio de qualidade desenvolvendo projetos para empresas reais.
  • Por fim, se o seu sonho é desenvolver aplicações móveis para smartphones, Swift e Kotlin são a melhor opção.
  • Buscando sempre aprender mais sobre tecnologias.Hobbies são gibis e séries.

Já os interpretadores fazem isso aos poucos, linha por linha, à medida que as operações são executadas. Os paradigmas de programação são as diferentes formas de estrutura que as linguagens podem ter. Mas o que os profissionais costumam apontar como mais difícil é a quantidade de trabalho https://tripleten.com.br/ manual exigida, já que algumas linguagens trazem funções embutidas, enquanto outras exigem a construção do zero. Avalie também a curva de aprendizado de cada linguagem e a sua disponibilidade de aprender, além da existência de cursos, online ou presenciais, pagos ou gratuitos.

Python

Estatísticas recentes sugerem que o número de usuários de smartphones no mundo todo está se aproximando de 2,5 bilhões, o que  realmente é um número absolutamente grande. Estas são apenas algumas das razões pelas quais você deveria aprender programação e não apenas saber o que é programação. Linguagens compiladas e interpretadas precisam de um software para convertê-las em comandos executáveis pelos computadores. Para isso, as linguagens compiladas precisam de compiladores, que analisam todo o código para traduzi-lo.

  • Esta linguagem conta com recursos que facilitam a manipulação de textos, o que se torna ideal para o desenvolvimento rápido de scripts e para realização de diversas tarefas.
  • Utilizada para jogos, aplicações web, processamento de textos, programação de redes e assim em diante.
  • Criada por Konrade Zue, entre 1942 e 1945, a Plankaküll foi a primeira linguagem de computação desenvolvida, porém só em 1951, Corrado Böhm, fez um compilador de alto nível, usado para sua tese de doutorado.
  • Por meio dele, é possível formatar a apresentação de qualquer página virtual, adaptando-a, inclusive, para diferentes dispositivos.
  • Neste artigo, vamos falar um pouco de quais são as linguagens mais demandadas no mercado, suas principais características e dar exemplos de como cada uma é utilizada.
  • Se o mercado de JavaScript é vasto, como você pode ver mais adiante, as oportunidades para TypeScript também são amplas.

Como são dois estados, ficou decidido que eles seriam representados pelos algarismos 1 e 0. Então, quando falamos para o computador 1, pedimos para ele enviar um pulso elétrico por meio de seus componentes, e, quando dizemos 0, ele não envia nada. Vamos entendê-la um pouco mais a fundo conhecendo a razão pela qual ela foi criada.

O que é linguagem de programação: confira as 19 principais

Quando comparamos os códigos escritos em Python com os de outras linguagens, percebemos uma mudança mais significativa na forma como escrevemos um código, pois ele tem uma proposta de se aproximar da comunicação de seres humanos. Em nosso exemplo, são identificadas as O que é Linguagem de Programação funções, variáveis e tipos de dados, necessários para executar operações básicas da linguagem. Sendo assim, ela opera em um paradigma imperativo, pois é focada em mudar os estados de uma variável em um sistema com base nas instruções (ordens) que damos ao computador.

É gratuita, de código aberto e fácil de aprender e aplicar, por conta da sua sintaxe minimalista. Todas essas características a tornam ideal como primeira linguagem para programadores iniciantes. O Python pode ser utilizado em diferentes áreas, como processamento de dados ou desenvolvimento de jogos e sites. É utilizada pelo Google, além de compor a maior parte do código fonte do YouTube. O C++ foi desenvolvido como uma extensão do C, com características avançadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *